Trem turístico Rio-Minas
O Trem Rio-Minas passará por: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 23/08/2020
    Compartilhe:

Desde 2017, há o projeto de um trem turístico que faria o percurso entre o estado do Rio de Janeiro e o de Minas Gerais, e ele está praticamente finalizado. A ONG Amigos do Trem, principal responsável pela iniciativa, cumpriu todas as normas e regulamentações impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como as normas de segurança para a viabilização do trem turístico.

Acontece que, desde o ano de 2018 a ONG enfrenta entraves burocráticos com a concessionária Ferrovia Centro Atlântica para a reforma e manutenção de um trecho da viagem.

Além da ONG Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras e órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto, que deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

“Em parceria com o SEBRAE, a ONG desenvolveu o Plano de Negócios e Viabilidade Técnica comprovando que o Trem Rio-Minas é viável. Além disto, inúmeras pesquisas e mapeamento foram realizados para comprovar a viabilidade do projeto. É importante ressaltar que, além do apelo afetivo que o Trem Rio-Minas representa, o projeto visa em parceria com os municípios a criação de novos postos de trabalhos, visibilidade das regiões contempladas pelo empreendimento, Trade Turístico, valorização de comerciantes e empresas locais, dentre outros”, informou a presidente da ONG Amigos do Trem -Cyntia Nascimento .

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho.

Com capacidade para 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Comente com o facebook

Publicidade