Treino HIIT acelera queima de gordura em 93%, diz estudo
Pesquisadores concluíram que de fato há redução da porcentagem de gordura corporal num tempo significativamente menor em exercícios de alta intensidade.
Pesquisadores concluíram que de fato há redução da porcentagem de gordura corporal num tempo significativamente menor em exercícios de alta intensidade.

Créditos do fotógrafo Pixabay

Redação Por Redação 17/06/2019
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Sabe aquela gordurinha indesejada, que geralmente fica concentrada na barriga, e insiste em permanecer no corpo? Não tem como fugir da atividade física para conseguir se livrar delas, mas a boa notícia é que existe uma alternativa que permite perder peso mais rápido com apenas 20 minutos do seu dia. Os treinos intervalados de alta intensidade - mais conhecidos como HIIT -  aceleram em 93% a redução de gordura corporal, de acordo com análise feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os pesquisadores consultaram 41 estudos sobre o HIIT e os treinos de intensidade moderada (MOD) e concluíram que de fato há redução da porcentagem de gordura corporal num tempo significativamente menor em exercícios de alta intensidade. Observou-se também que o treino intervalado proporcionou 28,5% a mais de redução na massa gorda total absoluta (kg) do que a moderada.

O estudo foi publicado no conceituado periódico British Journal of Sports Medicine. Vale ressaltar que os dois tipos de treino fazem o mesmo efeito, porém o HIIT garante o resultado esperado em menos tempo. Na prática, isso significa que a cada minuto de treino intervalado, o corpo elimina 93% de gordura a mais do que num treino moderado contínuo (MOD). 

Se você não é muito fã de academia, não é necessário manter aquela rotina regrada de exercícios para emagrecer. A proposta dos treinos de alta intensidade é usar o peso do próprio corpo para acelerar o batimento cardíaco e, portanto, podem ser feitos em qualquer lugar sem a necessidade de qualquer aparelho ou acessório.

 

Afinal, o que é o HIIT?

Os treinos de alta intensidade são baseados numa técnica simples. Consiste no uso máximo de sua força por períodos curtos (explosão) seguidos de uma rápida recuperação. 

Além dos benefícios já citados, os exercícios de alta intensidade aceleram o metabolismo e garantem uma queima de gordura por até 48 horas, quando há uma rotina adequada de treinos. E ainda melhora o condicionamento físico, dando uma resistência maior ao corpo, e a saúde do coração - são eficazes na prevenção de doenças cardíacas.

Os pesquisadores observaram ainda que alguns dos fatores que fazem com que o HIIT seja eficaz é o acompanhamento de profissionais e a duração do período de intervenção são favoráveis para os melhores resultados. E outra, são vários os protocolos utilizados na literatura, por isso, não existe o melhor, e sim o que funciona bem para cada indivíduo.

 

Como fazer os treinos HIIT

Você pode começar fazendo treinos de tiro na esteira, porque o aparelho te mostra o tempo de atividade. Faça da seguinte forma: 30 segundos correndo na sua capacidade máxima seguido de 60 segundos de descanso. Repita o processo por 10 vezes.

A intenção é fazer os exercícios até o coração parecer querer saltar pela boca, e logo depois fazer uma pausa pequena para descanso. Por alterar muito a frequência cardíaca, é sempre recomendável procurar um profissional para montar um treino específico às suas necessidades. E ainda, se alimentar corretamente antes dos treinos.

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