Trabalhar com amigo ajuda na produtividade
Conheça alguns casos de pessoas que se ajudaram diariamente.
Conheça alguns casos de pessoas que se ajudaram diariamente.
Redação Por Redação 19/07/2019
    Compartilhe:

No próximo 20 de julho é dia do amigo e você sabia que trabalhar com eles aumenta a nossa produtividade? Pesquisas comprovam que fica evidente que as dinâmicas e o desempenho aumentam quando os amigos trabalham juntos, conforme mostra o arquivo publicado na Harvard Business Review (HBR) - (link da pesquisa: https://hbr.org/2017/05/work-friends-make-us-more-productive-except-when-they-stress-us-out). Além de aumentar a produtividade, 20% dos amigos que trabalham juntos tem menos chance de pedir demissão e apresentam menores riscos de desenvolver mau comportamento. Especialistas no assunto comentam a importância de ter um amigo sempre ao lado e fazem observações das relações de amizades realmente ajudam a elevar a alegria e o bem estar de forma positiva.

A especialista em desenvolvimento humano, Rita Carvalho comenta “Particularmente, creio que tudo começa pela escolha sobre quem fará parte do seu núcleo de amigos e como ambos poderão contribuir um para o outro no ambiente corporativo. Isto porque, estamos tratando de um universo onde a competitividade têm muito mais  ênfase do que nas relações mais pessoais (extra trabalho). Assim, é de suma importância o equilíbrio e harmonia nas relações corporativas.”

Uma boa amizade eleva o humor e isso faz com que o funcionário esteja motivado e a consequência é o aumento da produtividade, porém, é preciso tomar cuidado para não perder o foco e gerar conversas paralelas e, em caso alguma demanda não sair como o planejado, pode correr o risco de gerar conflitos, competitividade e até mesmo agressividade verbal.

“Sendo dentro ou fora do ambiente de trabalho,  a construção de bons relacionamentos interpessoais em meu ponto de vista, vai depender do seu nível de autoconhecimento,  quando você se conhece, você faz melhores escolhas, toma decisões mais precisas e não sofre se por ventura algo sair do previsto” esclarece Rita Carvalho.

Podemos citar um bom exemplo da arquiteta Lívia Quintella, ela possui um escritório de arquitetura com mais 3 arquitetas, elas saem juntas para comemorar aniversários e fazem festas dentro da empresa com um clima descontraído. “Um time formado só por mulheres é impossível não ter uma amizade forte, até eu como chefe me sinto mais motivada a ir trabalhar por conta das amizades desenvolvidas no escritório” comenta Lívia Quintella.

Já para a coach de desenvolvimento humano, Bia Mac existem duas formas de influências dos amigos no trabalho, a primeira é o aumento da produtividade significativamente (como já foi falado anteriormente), pois os colegas se tornam amigos e as pessoas buscam no dia a dia, conselhos, então recorrem aos amigos. Quando se trabalha com amigos é mais fácil de pedir ajuda sem ser julgado ou visto como um funcionário ruim. Um outro ponto importante e que deve ser levado a sério são os amigos que trabalham em setores diferentes e o acesso a informações internas da empresa pode ser alterado. A segunda é distração, que pode causar o efeito ao contrário da produtividade e interromper as tarefas para falar sobre assuntos pessoais, prolongando o tempo do café. Promoções e benefícios também podem prejudicar, por isso, é importante buscar o equilíbrio.

“Focar naquilo que faz bem. Ter amigos é sempre bom, e faz bem para nossa vida pessoal e profissional”, revela Bia Mac.

Outro caso de sucesso entre amigos no trabalho é da funcionária Josi Alves com a patroa Rayra Lira. Trabalhando na empresa de paisagismo JLira Green Life há um ano e um mês, a funcionária Josi Alves, conta como surguiu a amizade entre ela e a patroa Rayra Lira, “Como nunca trabalhei nesse ramo, fui sincera e falei e mesmo assim fui contratada, nessa mesma época eu tinha acabado de perder o meu pai e eu não me conformava com isso, já estava entrando em depressão quando a Rayra me estendeu a mão. Ficou do meu lado, me deu apoio. Quando decidi morar sozinha ela me apoiou mais do que minha própria família, e foi aí que percebi que não tinha apenas uma patroa e sim uma amiga que eu podia contar em todos os momentos, assim como ela pode contar comigo e foi quando ela começou a contar da sua vida para mim. Agora nos falamos todos os dias e a qualquer hora. Essa amizade nos motiva muito pra hora do trabalho e a nossa amizade não muda em nada na hora em que estamos trabalhando, se ela precisar dar uma bronca, Rayra vai dar e isso não nos atrapalha em nada”.

 

Comente com o facebook

Publicidade