The Robot Zoo: Animais Robóticos ensinam e divertem em exposição inédita no Rio de Janeiro
Exposição será aberta ao público a partir de 18 de dezembro, no Shopping VillageMall, no Rio de Janeiro, e estará em cartaz durante todo o período de férias. Ingressos estão disponíveis a partir de 28 de novembro
Exposição será aberta ao público a partir de 18 de dezembro, no Shopping VillageMall, no Rio de Janeiro, e estará em cartaz durante todo o período de férias. Ingressos estão disponíveis a partir de 28 de novembro
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 09/12/2019
    Compartilhe:

A partir de 18 de dezembro, crianças e adultos poderão explorar a biomecânica de animais-robôs para descobrir como os animais reais funcionam. Tudo graças à exposição The Robot Zoo, que chega pela primeira vez ao Brasil, para temporada no Shopping VillageMall, no Rio de Janeiro, depois de percorrer vários países da Europa e Américas, tendo sido vista por mais de 1 milhão de pessoas.

The Robot Zoo revela a magia da natureza de forma lúdica: as estrelas da exposição são animais-robôs, em tamanhos maiores que os animais retratados, que aliados às atividades práticas ilustram características fascinantes da vida real. Através delas, o visitante pode descobrir e ver de perto como um camaleão muda de cor, como uma lula gigante se impulsiona, como uma mosca caminha no teto, entre muitas outras coisas.

As engrenagens dos animais-robôs simulam as partes do corpo de seus “colegas” da vida real. Nos animais robóticos, os músculos se tornam pistões, os intestinos se tornam tubos de filtragem e os cérebros se tornam computadores. A animação nos robôs imita comportamentos da vida real.

As cavidades expõem o interior dos animais como uma série de peças e aparelhos de máquinas facilmente reconhecíveis, como amortecedores e bombas, que demonstram de forma lúdica o que faz os animais reais funcionarem.

Ao comparar a anatomia, os ambientes e o tamanho das criaturas reais com as contrapartes mecânicas, The Robot Zoo oferece insights fantásticos e muita diversão para descobrir como os animais funcionam.

Mais uma realização da DUETO Produções, a exposição conta com o patrocínio do UOL, Multiplan, Shopping VillageMall e com apoio da Tivea e NatRio. Ingressos estarão à venda a partir de 28 de novembro em  https://robotzoo.byinti.com/.

Animais de várias espécies são representados em seus habitats

 

Os robôs animados incluem representantes de várias classes de animais e visitantes vivenciam uma verdadeira imersão em seus ambientes. A GIRAFA, cuja cabeça e pescoço sozinhos medem quase três metros de altura, recebe os visitantes na exposição, como se fosse agrande anfitriã do zoológico. Há um RINOCERONTE, em cujo corpo os visitantes entram e podem levantar sua cabeça e abaixá-la na posição inicial; um CAMALEÃO, que dispara sua língua em direção a um inseto. Um aparelho vai permitir ainda que os visitantes possam conferir como o animal efetivamente enxerga.

Um ORNITORRINCO procura comida debaixo da água ao lado de uma margem do rio, com ambientes acima e abaixo da superfície da água visíveis. O robô vira a cabeça para os lados, suas patas e sua cauda se movem imitando o movimento do animal real.

Um robô LIBÉLULA aparece zumbindo acima do ORNITORRINCO submerso. Uma MOSCA doméstica com asas de três metros se alimenta de uma fatia de queijo em cima de uma mesa. Sua cabeça gira e acena em várias direções enquanto suas asas se movem.

Outra atração da exposição é um GAFANHOTO gigante, com antenas que se movem independentemente como o animal real. Um MORCEGO, instalado na viga de um castelo, se prepara para sair em busca de alimento, batendo as asas e acionando seus ouvidos/sonares. À distância, podem-se ouvir os sons noturnos do ambiente-grilos, outros insetos e pássaros.

Outro animal da exposição é uma LULA gigante, com 18 tentáculos de tamanhos que chegam a seis metros. Ela fica em um cenário que simula um naufrágio no fundo do oceano, onde se ouvem sons subaquáticos do ambiente. Os olhos do animal se movem e sua boca se abre para revelar um moedor de comida giratório. Seus tentáculos se movem e seguram um peixe que luta para escapar.

Atividades sensoriais e interativas

 

 

O público que for conferir The Robot Zoo não será apenas um espectador e poderá participar de atividades sensoriais, que ajudam a exemplificar o funcionamento desses animais. Essas atividades incluem, por exemplo, “Acerte na Mosca“, um teste do tempo de reação do visitante em comparação ao da mosca doméstica; “Patas Grudentas“, onde visitantes usam joelheiras e mãos especiais para tentar aderir como moscas a uma superfície inclinada; o “Língua de Sogra”, onde o público aciona mecanismos que demonstram como um camaleão de verdade dispara sua língua comprida e com ponta pegajosa para enrolar uma “refeição”; ou ainda o “Senhor Ornitorrinco”, onde se poderá adicionar partes a um corpo e criar seu próprio animal.

As atividades da exposição são simples o suficiente para as crianças operarem, mas envolventes o suficiente para manter os adultos atentos e também aprendendo.

“Essa exposição une diversão e aprendizagem de forma única, atraindo toda a família e ensinando através da tecnologia, que cada vez mais está presente na vida de todos nós. Por isso é fácil entender o sucesso por onde já passou”, diz Clarice Philigret, Diretora de Produção da Dueto.

Exibida em países como os Estados Unidos, Canadá, México, França, Holanda, Hungria, Polônia, Inglaterra, Turquia e Suécia, entre outros, The Robot Zoo foi enorme sucesso de público e recebeu críticas entusiasmadas.

Serviço

The Robot  Zoo
Local: Área de Eventos do Piso SS1 – VillageMall
Datas: de 18 de dezembro a 16 de fevereiro
Horários: de terça a domingo das 14h às 20h
Valores: R$ 20,00 inteira – R$ 10,00 meia. Crianças até 02 anos não pagam.
Início de vendas: 27 de novembro
LINK DE VENDAS:  https://robotzoo.byinti.com/

Comente com o facebook

Publicidade