Saiba os alimentos que ajudam a combater doenças no inverno.
A nutricionista Beatriz Nery, deu a dica de 7 alimentos que aumentam nossa imunidade nesse inverno.
A nutricionista Beatriz Nery, deu a dica de 7 alimentos que aumentam nossa imunidade nesse inverno.
Redação Por Redação 19/07/2019
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O inverno costuma ser o inimigo número um dos resfriados que vão e voltam sem parar. Durante essa estação marcada pelo frio mais intenso, é preciso adotar alguns cuidados já que o corpo humano está mais suscetível a infecções respiratórias, como gripes e resfriados, ambas causadas por vírus e principais causas de adoecimento nesta época do ano.

A imunidade está associada à boa alimentação, intestino saudável, boa qualidade do sono e pouco estresse. Alguns alimentos podem ser facilmente incluídos no dia a dia para evitar a queda da imunidade e tornar o individuo menos vulnerável a doenças.

Por isso a nutricionista Beatriz Nery, passou uma lista de alimentos que são aliados. De forma geral, devemos priorizar:

1 - Frango, ovos, ostras, castanhas, nozes, amêndoas, que são ricos em zinco, com papel fundamental na produção das células de defesa. “Além das amêndoas possuírem vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle do estresse” diz a nutricionista Beatriz Nery.

2 - Gérmen de trigo também rico em zinco, potente antioxidante, vitaminas do complexo B e rico em fibras. Como a aveia, amaranto e feijões, pela presença das fibras, que facilitam a multiplicação de bactérias benéficas no intestino, melhorando a imunidade.

3 - Melancia, repolho e brócolis por serem alimentos fonte de glutationa, que ajuda a fortalecer o sistema imune.

4 - Frutas cítricas: como acerola, laranja, limão e folhosos escuros como espinafre e couve são ricos em vitamina C, nutriente antioxidante com atuação contra infecções.

5 - Frutos do mar, sementes de girassol e de abóbora, leguminosas e castanhas são ricas em selênio, mineral também antioxidante e estimulante do sistema imune.

6 - Batata doce e cenoura contêm betacaroteno, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres prejudiciais.

7 - Peixes como sardinha e salmão, sementes de chia e linhaça possuem ômega 3, nutriente com ação importante antiinflamatória.

 

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