Relembre! Tour virtual mostra exposições do Museu Nacional antes de tragédia
Projeto "Por dentro do Museu Nacional" por lançado nesta quinta-feira
Projeto
Caio Machado Por Caio Machado 13/12/2018
    Compartilhe:

Foi lançado hoje o projeto Por dentro do Museu Nacional, uma parceria com o Google Arts & Culture que permite reviver a riqueza do seu antigo acervo. O museu foi destruído por um incêndio no dia 2 de setembro e agora pode ser visitado virtualmente no projeto.

A plataforma, disponível no site https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil, proporciona uma viagem imersiva em 360º pelas salas do museu antes da tragédia ocorrida, com oito exposições e 164 relíquias. A visita guiada é acompanhada por áudios sobre os destaques de cada sala, feitos com curadoria dos pesquisadores do museu.

Além do pátio frontal e da fachada, são apresentadas as salas da Luzia, fóssil humano mais antigo do Brasil; o hall de entrada com o meteorito de Bendegó; a coleção mediterrânea da imperatriz Teresa Cristina; a sala egípcia com as múmias; a réplica do titanossauro; a coleção de zoologia; a cerâmica marajoara; e os artefatos africanos e indígenas.

O gerente global de Preservação Histórica do Google Arts & Culture, Chance Coughenour, explica que o passeio virtual cobre cerca de 60% dos espaços disponíveis para visitação antes do incêndio e foi definido com os pesquisadores do museu, em parceria firmada em 2016. Ele explica que a plataforma já tem quase 60 instituições brasileiras acessíveis virtualmente, incluindo Inhotim, em Brumadinho, cidade a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o maior parque de esculturas do mundo.

“A plataforma torna possível que essas instituições culturais coloquem seus acervos de forma simples e fácil online para usuários brasileiros e mundo afora. São projetos com proposito e a gente atua cada vez mais com as instituições culturais para garantir que mais pessoas acessem esses conteúdos maravilhosos”.

Comente com o facebook

Publicidade