Serviço:" name="keywords" />
Primeiro festival gastronômico de Paraty
Paraty receberá seu primeiro festival gastronômico, durante o mês de outubro
Paraty receberá seu primeiro festival gastronômico, durante o mês de outubro
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 10/10/2019
    Compartilhe:

A cidade de Paraty recebe entre os dias 24 e 27 de outubro, o 1º Festival Gastronômico da cidade.

O evento, que acontece na Praça da Matriz, localizada da região central do município, contará com mais de 20 profissionais responsáveis pelas tradicionais degustações, aulas-shows, palestras e debates.

O Festival Gastronômico de Paraty, chega para substituir a Folia Gastronômica de Paraty no calendário cultural oficial da cidade, em sua 1ª edição — de 24 a 27 de outubro de 2019 — ganha contornos que englobam gastronomia, cultura, audiovisual e música, com a realização do Polo Gastronômico de Paraty.

Além das tradicionais degustações, aulas-shows, palestras e debates o evento deste ano terá como casa, o Cinema da Praça, com documentários, curtas e diversas mídias, a Casa da Cultura, com rodas de conversa e palestras, e a Arena Gastronômica na Quadra da Matriz, com aulas-show, paneladas e shows.

Cada ano, um tema é eleito como fio condutor entre os diferentes restaurantes e chefs. Neste ano, as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), e o resgate de técnicas tradicionais, os ingredientes ganham destaque, com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia.


Jorge Ferreira, é filho de agricultores e foi criado em Paraty, sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Trabalha com agroflorestal há 15 anos, e com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. Jorge estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas nativas da Mata Atlântica, frutífera e plantas alimentícias não-convencionais com foco na gastronomia.

Na área gastronômica, o evento em parceria com a secretaria de cultura, leva para o Mercado das artes a cultura paratiense em seus detalhes. Com os produtores locais, os chefs de Paraty com aulas show, e os tradicionais artesãos, a Praça da Bandeira traz uma amostra da culinária paratiense, com dos restaurantes e chef da cidade, valorizando os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa pela UNESCO.

Os restaurantes participantes do Circuito do Festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para os dias do Festival Gastronômico de Paraty.

O evento tem enorme preocupação ambiental e firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os 4 dias de evento, e a coleta seletiva do lixo.

O Festival Gastronômico de Paraty é realizado e produzido pelo Polo Gastronômico de Paraty e tem co-patrocínio da Prefeitura de Paraty.

Serviço:
1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY
DE 24 A 27 de Outubro 2019
Centro: Praça da Matriz – Paraty – RJ
Casa da Cultura de Paraty
Cinema da Praça
MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira

www.festivalgastronomicodeparaty.com

www.facebook.com/paratygastronomia
@paratygastronomia

Mais informações:
Georgia Joufflineau – [email protected]
Lu Delgado – [email protected]

Festival Gastronômico de Paraty – [email protected]

Comente com o facebook

Publicidade