Políticos querem padronizar uma só entrada em smartphones
Eles querem obrigar as fabricantes a oficializarem apenas um formato de entrada
Eles querem obrigar as fabricantes a oficializarem apenas um formato de entrada
Caio Machado Por Caio Machado 13/01/2020
    Compartilhe:

Membros do parlamento da União Europeia iniciaram a proposição de uma nova discussão sobre padrões na indústria da tecnologia. Eles querem obrigar as fabricantes a oficializarem apenas um formato de entrada para carregamento de smartphones, tablets e leitores digitais.

A ideia é reduzir a quantidade de lixo eletrônico gerada pelo descarte de cabos, carregadores e aparelhos incompatíveis, além de "facilitar a vida do consumidor".

Tentativas atuais de voluntariamente chegar a um padrão não resultaram em nada. Eletrônicos recentes costumam trazer o USB-C como entrada padrão, mas alguns modelos não tão antigos ainda são microUSB e a Apple adota o conector Lightning no iPhone desde 2012, embora rumores sugiram que a substituição esteja a caminho.

O Conselho de Ministros votou a favor do rascunho da discussão, mas o debate ainda está longe de se transformar em um projeto de lei. Caso aprovada, a medida seria válida apenas para aparelhos comercializados em território de membros da União Europeia e pode levar até dois anos para virar uma obrigação entre as fabricantes.

Comente com o facebook

Publicidade