Os 8 alimentos com mais chance de te deixarem doente
Segundo um relatório do Centro de Ciência pelo Interesse Público (CCIP), dos Estados Unidos, chegou-se a conclusão que alguns alimentos considerados mais saudáveis podem causar intoxicações
Segundo um relatório do Centro de Ciência pelo Interesse Público (CCIP), dos Estados Unidos, chegou-se a conclusão que alguns alimentos considerados mais saudáveis podem causar intoxicações
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 06/02/2019
    Compartilhe:

Segundo um relatório do Centro de Ciência pelo Interesse Público (CCIP), dos Estados Unidos, chegou-se a conclusão que alguns alimentos considerados mais saudáveis podem causar intoxicações alimentares.

Por este relatório, constata-se que folhas verdes, couves e frutas são os principais causadores de infecções e intoxicações.

De acordo com Caroline Smith, chefe do programa de alimentação do CCIP, a intenção da publicação do estudo não foi mudar os hábitos alimentares dos consumidores, e sim chamar a atenção do governo para as vulnerabilidades do sistema de controle de alimentos.

O relatório foi construído com base em mais de cem anos dos dados do Centro de Controle de Doenças (CCD) dos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que folhas verdes foram causadoras de 363 surtos de infecções e adoeceram mais de 13 mil pessoas. Os problemas mais comuns são infecções por norovírus, a bactéria E. Coli, causadora do Ebola, e infecções por salmonela.

No Brasil, o norovírus causou um surto em 350 passageiros em um navio que fazia um cruzeiro pela costa do país em janeiro deste ano.

A lista dos dez alimentos mais problemáticos é a seguinte:

  1. Ovos: envolvidos em 352 surtos e 11,163 casos de doenças
  2. Atum: envolvido em 268 surtos e 2,341 casos de doenças
  3. Ostras: envolvidos em 132 surtos e 3,659 casos de doenças
  4. Batatas: envolvidas em 83 surtos e 2,761 casos de doenças
  5. Sorvete: envolvido em 74 surtos e 2,594 casos de doenças
  6. Tomates: envolvidos em 31 surtos e 3,292 casos de doenças
  7. Couves: evolvidas em 31 surtos e 2,022 casos de doenças
  8. Frutas vermelhas: envolvidas em 25 surtos e 3,397 casos de doenças

Causas das infecções

De acordo com o CCIP, não é possível ter certeza sobre quantos surtos ocorreram por culpa dos alimentos citados.

Os dados cedidos pelo CCD não discriminam entre surtos causados por tomates, por exemplo, e outros ingredientes de uma salada. Batatas são quase sempre consumidas cozidas, então é pouco provável que elas tenham causado, sozinhas, 108 surtos alimentares.

Ainda assim, de acordo com Smith, o relatório somente mostra a “ponta do iceberg”, já que muitos casos de intoxicação alimentar não são notificados às autoridades. Além disso, nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura regulamenta alimentos como carne de boi, porco e frangos, que também podem causar muitas doenças.

Sarah Klein, autora do relatório, afirma que a melhor forma de se defender contra infecções e problemas com a comida é a “alimentação defensiva”. De acordo com Klein, isso significa manter a comida sempre refrigerada, cozinhar bem os alimentos, evitar consumir ovos mal cozidos e manter ostras bem refrigeradas e não consumi-las cruas.

Segundo o CCD, 76 milhões de estadunidenses sofrem com doenças causadas pela alimentação todos os anos. 

Comente com o facebook

Publicidade