Livre-se do vício do cigarro: buscamos com especialista nove dicas
Um artigo de opinião sobre como pode deixar de conseguir deixar de fumar em 2019
Um artigo de opinião sobre como pode deixar de conseguir deixar de fumar em 2019
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 13/01/2019
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Ano novo, e com ele muitos planos e promessas para o ano que se inicia são feitos, a maioria envolvendo dinheiro e saúde. Um plano muito interessante aos fumantes, é o de deixar este hábito tão nocivo a saúde, e que também afeta seu bolso..

Os malefícios do tabaco para a saúde são amplamente conhecidos. Quanto mais cedo se parar de fumar, maiores serão os benefícios para o indivíduo. Parar de fumar antes da meia-idade é o melhor caminho, mas vale a pena parar de fumar em qualquer idade.

Apesar disso e dos esforços na prevenção e controle postos em prática desde a década de 80 do século passado, o tabagismo continua um dos mais importantes fatores evitáveis de doenças crônicas, perda de qualidade de vida e mortalidade prematura. 

Segundo estudos recentes, cerca de 80% dos fumantes expressa o desejo de parar com o hábito. No entanto, apenas 35% tenta deixar de fumar, sendo menos de 5% os que têm êxito sem ajuda.

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes, mas passar à prática exige esforço e autodisciplina.  

O mais difícil é mesmo querer, e aí são fundamentais as razões pessoais, bem trabalhadas, como alicerces na prevenção de recaídas, seja para dar o exemplo aos filhos ou netos, por melhor saúde, por razões econômicas, por medo de dor e sofrimento ou mesmo morte por doenças relacionadas com o tabagismo, ou por outras razões.

Aqui ficam alguns conselhos para quem quer deixar de fumar: 

 

- Faça uma lista dos seus motivos para parar;

- Consulte o seu médico, e em conjunto, decida uma data para deixar de fumar;

- Informe família, amigos e local de trabalho que vai deixar de fumar a partir dessa data;

- Jogue fora todos os objetos que associe ao hábito de fumar e, nas semanas anteriores ao dia escolhido, prepare-se para a mudança;

- Aprenda a lidar e a controlar-se quando achar que precisa fumar;

- Faça mais exercício físico e tenha uma alimentação saudável;

- Reduza o café e bebidas alcoólicas;

- Evite situações de tentação óbvia;

- Guarde diariamente, num local visível, o dinheiro que teria gasto em cigarros.

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