Iodo: Para que serve e benefícios
Entenda as propriedades do mineral:
Entenda as propriedades do mineral:

Créditos do fotógrafo louis papaspyrou/Pixabay

Redação Por Redação 12/01/2021
    Compartilhe:

O iodo é um mineral que faz parte do desenvolvimento corpóreo, e age sobre quase todos órgão além de fazer parte de funções no sistema nervoso e vascular. Outro ponto importante, é a síntese dos hormônios tireoidianos regular o funcionamento no organismo. 

A glândula tireoide, que sintetiza os hormônios tiroxina (T3) e triiodotironina (T4), dependem do iodo e agem no metabolismo basal, oxidação celular, lípidios, hidrados de carbono, proteínas, água, mineirais, temperatura corporal, crescimento físico e neurológico.

A falta de iodo pode levar ao desenvolvimento do bócio êndemico, doença que aumenta a glândula da tireóide, conhecida como hipotireoidismo, infertilidade, mortalidade infantil e deficiência mental. Entretanto, o excesso de iodo pode causar intoxicação.

O iodo pode ser encontrado em farmácias, mas também possui alimentos que são sua fonte, como peixes de água salgada, frutos do mar, sal iodado, leite, ovos e em vegetais, que tem baixo teor de iodo, como vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete e nabo.

O mineral ajuda a eliminar toxinas no corpo, além de ter benefícios comprovados na preveção de tireoide, bócio, câncer, infertilidade nas mulheres, câncer de próstata, mama, útero, ovários, pressão arterial em grávidas, deficiências mentais em fetos, diabetes, problemas cardíacos, infarto e combate infecções causadas por fungos e bactérias. 

Comente com o facebook

Publicidade