Fim de ano é hora certa para fazer investimentos? Especialista em finanças garante que sim
César Karam, consultor financeiro, recomenda como e quando começar a transformar investimentos em renda e alcançar liberdade financeira
César Karam, consultor financeiro,  recomenda como e quando começar a transformar investimentos em renda e alcançar liberdade financeira

Créditos do fotógrafo Divulgação

Erre Soares Por Erre Soares 10/12/2020
    Compartilhe:

Chegou o fim do ano e com ele o tão esperado 13º salário. O que fazer com a bonificação extra? Garantir as compras de natal? Pensar na viagem das férias? Poupar para não se endividar com as despesas fixas de janeiro? A resposta certa para o especialista em finanças César Karam é: investir.

 

“O fim e o começo do ano são sempre cheios de incertezas, mas costumo dizer que o melhor momento para investir é sempre ontem. Ainda que haja indícios de uma possível correção ou queda forte em algum momento, o principal é definir estratégias de composição de investimentos que contemplem os todos os cenários possíveis dentro dos mercados”, analisa.

 

Formado em administração de empresas e em direito, e com especialização na área de investimentos, Karam passou a estudar a fundo a Bolsa de Valores e se debruçar em conhecimento sobre esse mercado. Hoje, o especialista presta consultoria sobre investimentos e dá cursos em seu canal do Youtube.

 

“Pessoas mais conservadoras podem iniciar seus investimentos apenas na renda fixa, onde temos opções como Títulos do Tesouro, que em longo prazo podem chegar a dar uma rentabilidade dobrada em relação à poupança. Quem quiser ir um pouco além, pode já ir montando sua carteira de ações com uma parte pequena do capital., quem sabe 10% ou 20%, e estando sempre atento às oportunidades que poderão vir, para, então, fazer aportes maiores em renda variável”, recomenda.

 

Karam faz um alerta importante para quem vai investir pela primeira vez.

 

“É fundamental estar atento quanto à liquidez de um investimento de acordo com sua atual situação de vida. Liquidez tem a ver com poder sacar o seu investimento quando quiser sem sofrer com isto nenhuma perda ou taxação. Neste caso, o Tesouro Selic, um dos possíveis investimentos da plataforma do Tesouro Direto, em que você empresta para o Governo, pode ser a melhor opção”, destaca.

 

“Enfim, a indicação é iniciar nos investimentos o quanto antes e ir se sentindo confortável para quando vier as grandes oportunidades, você já estar ambientado e tranquilo para agir e evoluir. Tudo tem um começo”, finaliza.

Comente com o facebook

Publicidade