Escovar os dentes logo após refeição não é aconselhável
O hábito pode danificar o esmalte dos dentes.
O hábito pode danificar o esmalte dos dentes.
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 24/01/2020
    Compartilhe:

Alguns hábitos corriqueiros nossos, e diários, podem acarretar consequências nada benéficas para a saúde bucal, ameaçando o lado estético do sorriso e a função mecânica dos dentes. 

O esmalte dental é a parte mais dura do organismo e a única proteção real que os dentes têm contra ataques externos, principalmente da placa bacteriana. Por esta razão, preservá-lo é fundamental para manter o seu sorriso saudável.

Não é novidade que fumar é definitivamente um dos piores hábitos para os seus dentes, mas existem outros, que podem não ser assim tão óbvios...

Mas, afinal por que não devo escovar os dentes logo após comer?

A recomendação de escovar os dentes logo após as refeições deve-se ao fato de que alguns alimentos, como batatas fritas, sucos cítricos, bebidas com gás e alcoólicas, são ácidos.

"O problema é que o esmalte começa imediatamente a perder cálcio, o que torna o dente menos rígido, e a escovação só piora a situação", explicou Carlos Llondra Calvo, da Universidade de Granada, em Espanha

O profissional recomenda aguardar entre 20 a 30 minutos para escovar os dentes, o tempo necessário para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a fixar-se ao esmalte.

O mesmo ocorre com o vômito. Sim, leu bem. Ainda que vomitar deixe uma sensação e gosto extremamente desagradáveis na boca, a melhor opção é não lavar os dentes de imediato.Limite-se a lavar a boca com bastante agua. 

Comente com o facebook

Publicidade