ENEM 2018 - Tema da redação é "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"
A prova teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.
A prova teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Créditos do fotógrafo Reprodução/Inep

Marcio Azevedo Por Marcio Azevedo 04/11/2018
    Compartilhe:

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) é "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". A prova teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Duas das três reportagens citam algoritmos, e foram publicadas em 2016. A primeira reportagem (O gosto na era do algoritmo) foi publicada em 2016 pelo jornal "El País", e foi escrita pelo jornalista Daniel Verdú. A segunda (A silenciosa ditadura do algoritmo), é de autoria do jornalista brasileiro Pepe Escobar. Já a terceira reportagem (Como a internet influencia secretamente nossas escolhas), também de 2016, foi escrita por Tom Chatfield e publicada pela BBC Future.

Já o gráfico utilizado na prova de redação é um organograma de dados produzido pelo IBGE, com o perfil dos usuários de internet noBrasil em 2016, detalhando o uso da internet entre homens e mulheres.

Alguns professores disseram que o tema é mais atual e específico que em anos anteriores, assim como aconteceu no Enem 2017. A professora Viviani Xanthakos, do laboratório de redação do colégio Objetivo de São Paulo, declarou o seguinte: "Nos anos anteriores foram mais gerais, no ano passado foi bem mais pontual, específico. Nesse ano não chegou à especificidade do ano passado".

De acordo com Thiago Braga, professor e autor de redação do Sistema de Ensino pH, no Rio de Janeiro, o tema não é um dos mais simples para os estudantes. "A princípio não me parece um tema fácil porque possibilita uma série de leituras, pode levar o aluno para uma direção diferente do que a banca quer. É voltado para o comportamento, não parece ligado a política, mas sim mais ligado a costumes. Depende de qual direção vai dar, dos textos dados de apoio", afirmou o professor.

Já para Juliana Oliveira, professora do COC Atibaia, o tema era esperado, pois está presente no cotidiano de todos. Ela afirmou o seguinte:"Como se trata de um tema amplo, caberá ao aluno delimitar o tema a partir dos textos bases propostos pelo Enem, e a partir dos textos, desenvolver a proposta de intervenção".

Os candidatos têm 5h30 para fazer o primeiro dia de provas do Enem 2018. Além da redação, são 45 questões de linguagens e outras 45de ciências humanas.

Comente com o facebook

Publicidade