
Eleitores que ainda não fizeram o cadastro da biometria enfrentaram mais uma grande fila na manhã desta quarta-feira na Central Vapt-Vupt do Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza.
Desde o dia 11, o TRE-CE realiza um mutirão para o cadastro biométrico de eleitores para o pleito de outubro de 2019. O prazo final para fazer o cadastro, que é obrigatório em Fortaleza, é o dia 29 de novembro. A grande demanda de cidadãos tem gerado longas filas nos locais de atendimento.
Ao contrário do mutirão que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, onde milhares são atendidos diariamente, o atendimento nos Vapt-Vupt são mais limitados. Na unidade do Antônio Bezerra, são distribuídas apenas 200 senhas diariamente.
Assim, muitas pessoas que ficaram durante toda a madrugada nos portões do local reclamam da falta de organização da fila e denunciam a venda da senha de atendimento. Algumas pessoas guardam a vaga para vendê-las. Para marcar o lugar, também são utilizadas partes de ventilador e almofadas. No caso das cadeiras e manequins, estes objetos ficam presos à grade do portão com correntes e cadeados.
Desde a noite de terça-feira, já se encontravam na fila mais de 200 pessoas guardando os locais para futuramente negociá-los.
Nesta quarta, o Vapt-Vupt do Antônio Bezerra abriu por volta das 6h, quando os funcionários começaram a distribuição das senhas. Houve um pequeno tumulto e muitos denunciavam que elas eram entregues em grande parte a que vende a vaga na fila.
Em nota, o TRE-CE destacou que a Justiça Eleitoral "não compactua com esses casos e já tem repassado as denúncias aos órgãos de segurança, a quem compete coibir essa prática". De acordo com o órgão, os postos de atendimento estão com reforço na segurança.
O TRE-CE informou ainda que dois homens foram autuados no Centro de Eventos por supostas negociações de lugares na fila.