Conheça o 'Projeto - Loon' a internet para todos por meio de balões
uma iniciativa do Google para prover soluções tecnológicas radicais
uma iniciativa do Google para prover soluções tecnológicas radicais

Créditos do fotógrafo Reprodução

Daiane Siquelli Teófilo Por Daiane Siquelli Teófilo 13/09/2018
    Compartilhe:

O Projeto Loon  é o nome de uma iniciativa do Google para prover soluções tecnológicas radicais, para ajudar a resolver grandes problemas do mundo, como fornecer acesso á internet a um custo razoavel para os dois terços da população do planeta que atualmente, não possuem esse recurso. O projeto Loon começou em junho de 2013, como um piloto experimental na Nova Zelândia. Atualmente, ele é executado em diferentes países por meio de ações do Google em parcerias com algumas empresas.

Os balões são manobrados ajustando a sua altitude para flutuar em uma camada de vento depois de identificar a camada de vento com a velocidade e direção desejada usando dados de ventos da NOAA. Os usuários do serviço se conectam à rede de balões usando uma antena especial de Internet ligada à sua residencia.

O sinal viaja através de balão a balão, em seguida, para uma estação em terra conectada a um provedor de serviços de Internet (ISP), em seguida, para a Internet global. O sistema tem como objetivo levar o acesso à Internet a áreas remotas e rurais com cobertura insuficiente, e para melhorar a comunicação durante catástrofes naturais para as regiões afetadas.

Pessoas-chave envolvidas no projeto incluem Rich DeVaul, arquiteto técnico-chefe, que também é um especialista em tecnologia wearable; Mike Cassidy, líder de projeto; e Cyrus Behroozi, líder de redes e telecomunicações. No próprio site criado pela Google, governos podem entrar em contato para saber como levar internet por meio de balões para áreas mais afastadas.

Comente com o facebook

Publicidade