Coma ao menos duas fatias de abacaxi todos os dias
O que o abacaxi pode oferecer ao seu corpo?
O que o abacaxi pode oferecer ao seu corpo?
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 23/07/2019
    Compartilhe:

Que fruta é saudável, todo mundo diz, mas vamos mostrar verdadeiramente os benefícios de frutas. Vamos ver o abacaxi.

O abacaxi é uma fruta muito bem aceita e de sabor muito agradável, e é extremamente rico em nutrientes. Consumido na quantidade certa esta fruta pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), a dose diária recomendada de abacaxi são duas fatias. Em função dos seus compostos, o alimento tropical ajuda a manter a saúde e ajuda na prevenção de doenças.

A FRUTA - NOME

abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta típicamente tropical da família Bromeliaceae. Seu nome deriva do tupi ananás que significa fruta saborosa mas é usado para designar as espécies silvestres, já abacaxi vem de “iuaka’ti” que significa fruta cheirosa que deu origem a abacaxi em português. Em outros lugares do mundo é chamado de pina (em espanhol), pineapple (em inglês) ou ananás (em Portugal).

Sua origem se remete a América do Sul, alguns pesquisadores dizem ser originária do Paraguai e Argentina mas a teoria mais aceita e que a fruta é originária do Brasil. Se dispersou pelo mundo – Europa, Ásia e África – depois que Cristóvão Colombo chegou ao Novo Mundo, mais precisamente na Ilha de Guadalupe e foi recebido pelos nativos, recebendo abacaxi como sinal de hospitalidade e boas-vindas.

O abacaxi é uma fruta pouco calórica mas que possui uma grande quantidade de vitaminas como C, A e B, além de alto índice de carboidratos, minerais e fibras. Por conta disso tem diversas aplicações na medicina natural. Tem alto poder digestivo e diurético, além de excelente para tratar gripes, resfriados, anemia, inflamações, entre outras muitas coisas.

Referências:

EMBRAPA. Fruteiras Tropicais do Brasil. Fortaleza. 2009

Agora vamos analisar melhor os benefícios do consumo de abacaxi ao corpo humano: 

1. Diminuição da inflamação

O abacaxi contém bromelina, uma substância que ajuda a lutar contra as inflamações. Isso ajuda a diminuir o inchaço, a dor e acelera o processo de cura de feridas. Além disso, ajuda a eliminar as células 'más'. Por ajudar a regenerar os tecidos  é muitas vezes aplicado em lesões de atletas.

2. O coração funciona melhor

A vitamina C do abacaxi protege o organismo de problemas vasculares e ajuda na produção de colágeno nos ossos, músculos e vasos sanguíneos.

3. Ajuda a emagrecer

Por conter bastante água, o abacaxi é um excelente diurético e, consequentemente, um bom aliado para o corpo, ajudando a diminuir a retenção de líquidos. O consumo de abacaxi diminui a vontade de comer doces, sendo como tal muito indicado para quem deseja perder peso. Recomenda-se consumir duas fatias da fruta com canela em pó logo de manhã. 

4. Contribui para a preservação da memória

As substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhoria da renovação celular, e desse modo preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer. 

5. Auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos

O abacaxi é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. Além disso, por possuir fibras solúveis que ajudam a reduzir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue.

6. Prevenção do risco de AVC

O abacaxi contém muito potássio, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea e ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais.

7. Conserva a juventude por mais tempo

Esta fruta é riquíssima em manganês, que protege as células do corpo dos radicais livres, que destroem as células e aceleram o envelhecimento da pele dos órgãos.

Comente com o facebook

Publicidade