Colesterol - uma saída pode ser comer duas peças desta frutas
Um novo estudo sugere que comer duas maçãs por dia contribui significativamente para uma melhor saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol
Um novo estudo sugere que comer duas maçãs por dia contribui significativamente para uma melhor saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 30/12/2019
    Compartilhe:

Uma pesquisa, feita no Reino Unido, apurou que adultos que comem regularmente maçãs registam um decréscimo de 4% nos índices de colesterol, comparativamente aos que optam por o beber suco da mesma fruta.

A maçã é uma fruta extremamente rica em fibra e em micro-nutrientes denominados polifenóis.

Os especialistas acreditam que essas substâncias têm um papel ativo na redução dos níveis do colesterol alto, que pode contribuir para o endurecimento e estreitamento das artérias, aumentando assim a probabilidade de incidência de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

A professora, investigadora e líder do estudo Julie Lovegrove, docente na Universidade de Reading, no Reino Unido, disse em declarações ao jornal The Sun: “parece que o velho provérbio de comer uma maçã por dia está correto”.

O estudo foi publicado no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, e utilizou como amostra 40 indivíduos de meia idade. Metade dos voluntários comeu duas maçãs por dia e metade ingeriram o equivalente na forma de suco por um período de dois meses. Após esse tempo os grupos trocaram e prosseguiram a experiência por mais dois meses.

Os níveis de colesterol eram de 5.89 quando comeram a fruta e de 6.11 nas semanas em que beberam suco.

O investigador e médico Thanasis Koutsos disse ao The Sun: “Ainda não sabemos se é a fibra presente na maçã ou os polifenóis cujos índices são significativamente maiores nesta fruta, comparativamente a outras. O que sabemos é que basta uma simples alteração na dieta que passa somente por comer duas maçãs por dia para impactar positivamente nos marcadores que determinam a saúde cardiovascular”.

Comente com o facebook

Publicidade