Café da manhã é importante? O que é e o que não é verdade ,,,
Sabe-se que o desjejum é muito importante, mas muitas dúvidas surgem quando se trata da primeira refeição do dia.
Sabe-se que o desjejum é muito importante, mas muitas dúvidas surgem quando se trata da primeira refeição do dia.
Ricky Rocha Por Ricky Rocha 19/01/2020
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com nossa vida corrida e hoje em dia, acabamos por negligenciar o café da manhã, seja pulando a refeição ou comendo qualquer coisa na rua, que geralmente é algo de baixa qualidade nutritiva.

Como fca a antiga sabedoria popular de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, é realmente verdadeiro?

Segundo os especialistas, os nutrólogos, vamos ver o que é mito e o que é verdade.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia:

Depende. Não necessariamente, pois existem evidências de que o jejum matinal pode liberar radicais livres que pioram a atividade pancreática e, ao longo do tempo, mesmo com a redução do peso corporal, aumenta o percentual de gordura abdominal. Por outro lado, outros estudos relatam exatamente o contrário. Por isso, é provável que seja um sinal de que essa é uma situação que depende de respostas individuais de cada organismo. Portanto o café da manhã é uma das refeições importantes do dia e pode ser indispensável de acordo com as características e necessidades individuais de cada organismo.

Pular a refeição pode provocar mal-estar por conta do baixo índice glicêmico?

Verdade. Mesmo após uma longa noite de sono, o corpo continua funcionando e gastando energia. Por isso, se a pessoa tem muitas atividades pela manhã, quer sejam intelectuais ou físicas, não é aconselhável pular o café da manhã, podendo ocorrer alterações na glicemia que podem causar enjoos, tontura e mal-estar.

Tomar café da manhã é essencial para a perda de peso:

Mito. Ainda que quebrar o jejum antes de iniciar as atividades seja recomendável, não fará perder os quilos de forma mágica. O que é, de fato, necessário, é combinar a rotina de exercício adequada com os alimentos ideais e na quantidade certa.

Pular a refeição aumenta a chance de colesterol?

Verdade. O jejum matinal libera radicais livres que pioram a atividade da insulina, aumentam o perfil inflamatório e podem levar à evolução do colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas.

Deve-se evitar os carboidratos no café da manhã para evitar o ganho de peso:

Mito. Os carboidratos são um tipo de nutriente e, como tal, devem estar presentes em todas as refeições. A principal função deste macronutriente é fornecer energia, logo, ingeri-los durante a manhã é muito importante para conseguirmos realizar as atividades do dia.

Um bom desjejum é um combustível para o cérebro:

Verdade. Os neurônios utilizam a glicose como principal substrato energético, portanto, o café da manhã contribui para a realização de atividades que demandem atenção e raciocínio.

Alimentar-se de manhã é uma estratégia para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e melhorar a qualidade da dieta:

Verdade. Se o café da manhã for adequado e equilibrado, seguido de refeições igualmente equilibradas, mas de menor densidade calórica, pode contribuir para compor um bom hábito alimentar. Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos, como doces, frituras, salgados e alimentos industrializados. Já quem está satisfeito através de um desjejum equilibrado, tende a fazer refeições mais saudáveis ao longo do dia.

Para quem realiza atividade física pela manhã, o café da manhã é essencial e melhora a performance?

Depende. Existem pessoas que treinam em jejum sem grandes consequências negativas. Porém, no geral, praticar atividade física de alta intensidade leva ao consumo de glicogênio hepático. Dessa forma, com a continuidade do treino, o glicogênio muscular é gasto e, posteriormente, as proteínas começam a ser consumidas para fazer neoglicogenese.

O que seria um café da manhã saudável e benéfico para qualquer pessoa. 

Um café da manhã saudável tem todos os macronutrientes em equilíbrio, ou seja, proteínas de alto valor biológico, como ovos, queijos magros, iogurtes, proteínas de soja e grão de bico; carboidratos saudáveis, como cereais integrais, aveia, frutas; além de gorduras boas como sementes oleaginosas e azeite de oliva. O acompanhamento nutrológico é essencial para uma dieta saudável e que atenda às necessidades de cada indivíduo”.

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