2 receitas para aproveitar um almoço de Páscoa prático e saboroso em casa
A Páscoa já está chegando, e para tornar este momento especial e promover a união mesmo à distância, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição caseira.
A Páscoa já está chegando, e para tornar este momento especial e promover a união mesmo à distância, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição caseira.

Créditos do fotógrafo Divulgação / MF Press Global

Erre Soares Por Erre Soares 09/04/2020
    Compartilhe:

A Páscoa já está chegando, e para tornar este momento especial e promover a união mesmo à distância, nada melhor do que preparar uma deliciosa refeição caseira. Para os tradicionais, o peixe não pode faltar na mesa no almoço de celebração. Por isso, Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami, organização responsável pela divulgação do quinto gosto básico do paladar humano, separou duas receitas deliciosas: tilápia assada com tomatinhos e bacalhau com espinafre.

A chef ainda explica que as preparações com peixe podem suprir as demandas proteicas do organismo e, ao mesmo tempo, contribuir para a manutenção de uma alimentação mais saudável. “Com toques especiais, o que é saboroso fica ainda melhor. O bacalhau, por exemplo, contém glutamato, conferindo o gosto umami, que tem como características e benefícios o prolongamento do sabor e o aumento da salivação, auxiliando na aceitação alimentar, na higiene bucal e no processo digestivo”.

Lisiane afirma que o importante é combinar e variar os alimentos a fim de criar refeições saborosas e nutritivas. “Essas receitas são simples e rápidas de fazer, em menos de uma hora estão prontas para serem saboreadas”, finaliza.

Confira passo a passo das receitas:

 

TILÁPIA ASSADA COM TOMATINHOS

Ingredientes
6 filés pequenos de tilápia (600 g); 
2 colheres (sopa) de molho shoyu; 
1 colher (sopa) de suco de limão; 
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
2 dentes de alho picados; 
3 colheres (sopa) de coentro picado; 
1 caixinha de tomates-cereja (180 g). 

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela média, coloque os filés de tilápia, o molho shoyu, o suco de limão, o azeite de oliva, o alho, 2 colheres (sopa) do coentro e o tomate. Misture, cubra com filme-plástico e deixe tomar gosto na geladeira por 30 minutos.
  2. Em uma assadeira grande, untada, disponha os filés de tilápia e os tomates. Regue com a marinada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até o peixe ficar macio e o tomate murchar levemente. Retire do forno, polvilhe com o coentro restante e sirva em seguida.

Dica: se preferir, substitua o coentro por salsa picada.  

Rendimento:  6 porções. 
Tempo de Preparo: 10 minutos (+ 30 minutos de geladeira e 35 minutos de forno)

BACALHAU COM ESPINAFRE

Ingredientes
1 cebola média cortada em rodelas (60g);
1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras finas (30g);
2 ovos cozidos cortados em rodelas (90g);
1 kg de bacalhau, dessalgado, aferventado e desfeito em lascas;
1 e meia xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas em rodelas (60 g);
Meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml);
Folhas de um maço de espinafre (100 g);
Meia xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente (40 g).

Modo de Preparo

  1. Em um refratário retangular médio (20 x 30 cm), alterne camadas de cebola, pimentão, ovo em rodelas, bacalhau e azeitona.
  2. Regue com o azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até a cebola e o pimentão estarem ligeiramente macios.
  3. Retire o papel, espalhe o espinafre e as nozes pela superfície, e volte ao forno quente, porém desligado, por 5 minutos, ou até o espinafre murchar. Sirva em seguida.

Dicas:

- Para dessalgar, coloque o bacalhau em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira de um dia para o outro, trocando a água pelo menos quatro vezes nesse período. Afervente e desfaça-o em lascas.
- Se preferir, compre o bacalhau já dessalgado, que é vendido congelado. Neste caso, basta descongelar na geladeira e aferventar.
- Você pode adicionar tomate à receita, assim poderá ficar mais umami!

Rendimento:  8 porções. 
Tempo de Preparo: 30 minutos (+ 24h para o pré-preparo do bacalhau)

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Comente com o facebook

Publicidade